A quarta onda de calor do ano está prevista para atingir o Brasil, trazendo temperaturas muito altas para diversas regiões do país ao longo da próxima semana.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a onda de calor terá início na sexta-feira, 10 de fevereiro, e se estenderá até a terça-feira seguinte. A expectativa é de que as temperaturas alcancem os 35°C em várias partes do Brasil, com sensações térmicas ainda maiores.
Os estados mais impactados por essa onda de calor serão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia, Bahia, Pernambuco e Ceará.
As autoridades de saúde e meteorologistas estão alertando a população sobre os riscos relacionados às altas temperaturas, como desidratação, exaustão e insolação. Para se manter seguro durante esse período, é fundamental seguir algumas recomendações, como se manter hidratado, usar roupas leves, proteger-se do sol, evitar atividades ao ar livre nos momentos mais quentes do dia e buscar ajuda médica em caso de sintomas de desidratação ou exaustão pelo calor.
Os especialistas também aconselham ficar atento às condições climáticas e às atualizações do INMET para se preparar adequadamente para a onda de calor.
A previsão é de que a onda de calor comece a diminuir a partir da terça-feira, 14 de fevereiro, mas as temperaturas ainda devem permanecer acima da média em muitas áreas do país até o final da semana.
Saiba mais em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/04/23/quarta-onda-de-calor-do-ano-deve-se-estender-ate-a-proxima-semana-temperaturas-podem-chegar-a-35c.ghtml