O Barcelona decidiu acionar a Justiça para obter o material do árbitro assistente de vídeo (VAR) referente ao controverso clássico contra o Real Madrid no último domingo. O clube catalão alega que duas decisões cruciais não foram devidamente assistidas pelo VAR durante a partida: um possível pênalti a favor do Barcelona e um gol anulado do Real Madrid.
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, afirmou que a única opção do clube é buscar na Justiça o acesso às imagens e ao áudio do VAR, a fim de esclarecer as decisões polêmicas. Os lances em questão foram um possível toque de mão do zagueiro do Real Madrid em Ansu Fati, não marcado como pênalti, e um impedimento de Ferland Mendy no gol de Karim Benzema, anulado pela arbitragem.
O Barcelona argumenta que essas decisões influenciaram negativamente o resultado do jogo, que terminou com vitória do Real Madrid por 3 a 1. Apesar disso, a LaLiga, responsável pelo VAR na Espanha, defende que o sistema foi utilizado corretamente e que as decisões foram as adequadas.
A expectativa do Barcelona ao obter o material do VAR é comprovar que houve erros nas decisões e, possivelmente, buscar a anulação do resultado da partida. Entretanto, ainda não está claro se os tribunais permitirão o acesso às imagens e ao áudio do VAR.
Caso o Barcelona tenha sucesso em sua ação judicial, isso poderá estabelecer um importante precedente para o uso do VAR no futebol, promovendo maior transparência e responsabilidade no processo de revisão de vídeos. Isso contribuiria para identificar e corrigir erros de forma mais eficaz.
Saiba mais em: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2024/04/24/barcelona-ira-a-justica-comum-para-obter-material-do-var-do-classico-com-o-real-madrid.ghtml