Introdução: Neste 17º Domingo do Tempo Comum, celebramos a liturgia da Palavra que nos convida a confiar na providência divina e a buscar a unidade e a paz entre os irmãos.
– Primeira Leitura (2Rs 4, 42-44):
Naqueles dias, veio um homem de Baal-Salisa trazendo pães para Eliseu. Mesmo diante da escassez, Eliseu confiou na palavra do Senhor e distribuiu os pães, que foram multiplicados para saciar a fome de todos.
– Segunda Leitura (Ef 4, 1-6):
São Paulo exorta os fiéis a caminharem na humildade, paciência e amor, buscando sempre a unidade do espírito. Ele recorda que há um só corpo, um só Deus e Pai de todos, que nos chama à comunhão fraterna.
– Salmo Responsorial (Sl 144):
O salmo nos convida a glorificar o Senhor e proclamar sua glória e poder. Ele sacia todos os seres vivos com fartura, e está sempre próximo daqueles que o invocam com lealdade.
– Evangelho (Jo 6, 1-15):
Jesus realiza o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, demonstrando seu poder e cuidado para com a multidão faminta. Ao alimentar cinco mil homens, Ele revela sua identidade e retira-se antes de ser proclamado rei terreno.
Antífona de Entrada: “Deus habita em seu santuário, reúne os fiéis em sua casa; ele mesmo dá vigor e força a seu povo.” (Cf. Sl 67, 6-7. 36)
Antífona do Ofertório: “Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Senhor, clamei por vós, pedindo ajuda, e vós, meu Deus, me devolvestes a saúde!” (Cf. Sl 29, 2. 3)
Antífona da Comunhão: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!” (Cf. Sl 102, 2)