Hoje, no Sábado da 25ª Semana do Tempo Comum, a liturgia nos convida a refletirmos sobre o amor a Deus e ao próximo, resumindo toda a sagrada lei nesses dois mandamentos fundamentais. É mediante a observância desses mandamentos que podemos alcançar a vida eterna, conforme a oração:
“Ó Deus, que resumistes toda a sagrada lei no amor a vós e ao próximo, concedei-nos que, observando os vossos mandamentos, mereçamos chegar à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.”
Primeira Leitura – Eclesiastes 11, 9-12, 8
Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude (…) Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.
Salmo Responsorial – Sl 89
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós. (Verso: Ó Senhor, vós fazeis voltar ao pó todo mortal…)
Evangelho – Lucas 9, 43b-45
Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos (…)
Que as leituras de hoje nos recordem da transitoriedade da vida terrena e da importância de vivermos segundo os mandamentos de Deus. Que Ele nos sustente com seu auxílio constante, para colhermos os frutos da redenção na liturgia e em nossa vida diária. Amém.
Antífonas:
- Entrada: A salvação do povo sou eu, diz o Senhor: de qualquer tribulação em que clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
- Ofertório: Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente; quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim, estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. (Cf. LH: Sl 137, 7)
- Comunhão: Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Que seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! (Cf. Sl 118, 4-5)
#inovação #inovacao