O município de Natal teve seu segundo turno das eleições para prefeito realizado no último domingo, dia 27 de outubro de 2024. A disputa foi entre duas chapas, com resultados surpreendentes e emocionantes.
O candidato eleito para o cargo de prefeito foi Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, do partido União Brasil, que faz parte da coligação “Bora Natal”. Seu vice será Joanna de Oliveira Guerra, representando o partido Republicanos.
A chapa de Paulinho Freire obteve um total de 222.661 votos válidos, o que corresponde a 55,34% dos votos totais. Já a chapa adversária, liderada por Natália Bastos Bonavides, do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu 179.714 votos válidos, representando 44,66% do total.
Vale ressaltar que Paulinho Freire foi eleito com uma margem significativa de votos, alcançando a maioria absoluta na contagem final. Por outro lado, Natália Bonavides não conseguiu a vitória, mas obteve uma expressiva votação que deve ser considerada para futuras eleições.
A coligação “Bora Natal”, liderada pelo partido União Brasil, contou com o apoio de várias legendas, como Republicanos, Cidadania, PSDB, PP, PODE, Solidariedade, PL e União. Já a chapa de Natália Bonavides era composta pelo PT, PC do B e PV, fazendo parte da Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL).
Em relação à distribuição de votos, dos 425.565 votos totais, 402.375 foram considerados válidos, o que representa 94,55% do total. Os votos nulos somaram 16.084 (3,78%), e os votos em branco foram 7.106 (1,67%). A participação dos eleitores foi de 73,93%, totalizando 150.064 votantes.
O resultado do segundo turno das eleições para prefeito em Natal refletiu a escolha da maioria dos eleitores, elegendo Paulinho Freire como o novo prefeito do município. A votação expressiva e a participação democrática dos cidadãos foram destaque nesse processo eleitoral.