Moore alcançou o sucesso ao lado de Dave Prater (1937–1988) na dupla Sam & Dave, nome maior da gravadora Stax, uma das maiores da história do R&B. O maior sucesso do duo foi “Soul Man“, que se tornou um standard da música norte-americana – também regravada com sucesso pelos Blues Brothers.
Outros hits, todos gravados entre 1966 e 1969, incluem “Hold On, I’m Comin’“, “I Thank You” e “Soul Sister, Brown Sugar“. A dupla entrou para o Hall da Fama do Rock em 1992, no seu primeiro ano de elegibilidade.
Descontando discos natalinos, Moore lançou apenas um disco solo. “Overnight Sensational”, de 2006, foi gravado com um time estelar de convidados especiais: Jon Bon Jovi, Sting, Mariah Carey, Eric Clapton e Bruce Springsteen estão entre os participantes.
Springsteen tinha uma grande amizade com o cantor. Em 2022, ele participou de duas músicas em “Only the Strong Survive”, seu disco dedicado a covers da soul music.
Bruce publicou uma tocante homenagem ao artista, chamando-o de dono de uma das maiores vozes do soul norte-americano. “Não existe outro som como a voz de tenor cheia de alma de Moore na música dos EUA”, escreveu.
Roger Daltrey, vocalista do The WHo também prestou tributo ao lendário cantor: “Quando penso na minha adolescência e nos sons que vinham dos discos que moldariam a minha vida futura, a voz de Sam Moore ainda soa fresca em meus ouvidos. Sua voz de puro soul foi inspiradora para mim. Obrigado, Sam, pela ótima música.”