“Lemonade”, de Beyoncé, de 2016, foi o grande campeão, seguido por “In Rainbows” (2000), do Radiohead, “Blonde” (2016), de Frank Ocean, “Stankonia” (2000), do OutKast, e “Folklore”, de Taylor Swift.
Com quatro álbuns no ranking cada, Beyoncé, Swift e Kanye West foram os campeões de presença em uma lista bem ampla – ela vai de Bob Dylan ao *NSYNC e de Ariana Grande ao System Of A Down.
Em termos de quantidade de discos presentes, a lista indica que, até aqui, o grande ano do século foi 2001. São 20 trabalhos lançados naquele ano presentes, “Is This It” dos Strokes, no décimo lugar, foi o melhor posicionado.
No outro extremo está 2008, com apenas dois discos: “Tha Carter III” de Lil Wayne e “808s & Heartbreak”, de Kanye West – nem mesmo o melhor álbum do ano escolhido na época pela revista, “Dear Science”, do TV On The Radio, está presente.
Muitos artistas celebrados por público e/ou crítica também acabaram de fora do top 250. De Coldplay, Linkin Park, Foo Fighters e Bruno Mars a Nick Cave, Kamasi Washington e The War On Drugs, há um bom número de ausentes.
Quatro álbuns de 2024 conseguiram um lugar entre os “eternos do século”: “Brat”, de Charli xcx (35), “Cowboy Carter”, de Beyoncé (126) o álbum homônimo de Tyla (240) e “Manning Fireworks”, de MJ Lenderman (241).
Veja o top 10:
10 – The Strokes – “Is This It” (2001) (“os Strokes deram à cena do rock uma infusão de energia muito necessária”)
9 – Bad Bunny – “Un Verano Sin Ti” (2022) (“”Un Verano Sin Ti” se tornou o álbum mais ouvido em stream em 2022 e o primeiro LP em espanhol indicado para Álbum do Ano no Grammy. Para além dos elogios e dos recordes, porém, o disco foi feito para Porto Rico”)
8 – Kanye West – “My Beautiful Dark Twisted Fantasy” (2010) (“O maior e mais gloriosamente indulgente álbum de hip-hop da história, a obra-prima de Kanye West provavelmente nunca será superada em tamanho, ambição, escala ou – especialmente – orçamento”)
7 – SZA – “SOS” (2022) (“SOS é o álbum onde SZA provou que pode fazer tudo.”)
6 – Kendrick Lamar – “good kid, m.A.A.d city” (2012) (“Mais de uma década depois de seu lançamento, a estreia de Lamar por uma grande gravadora é amplamente aclamada como um dos maiores álbuns de hip-hop de todos os tempos.”)
5 – Taylor Swift – “Folklore” (2020) (“o trabalho de uma artista que não pretende agradar a ninguém além de si mesma”)
4 – OutKast – “Stankonia” (2000) (“o megassucesso mais selvagem e extravagante já feito no hip-hop”)
3 – Frank Ocean – “Blonde” (2016) (“o álbum revela um artista introspectivo que lamenta pelo passado, mas que se encontra na música”)
2 – Radiohead – “Kid A” (2000) (“Kid A previu um século 21 mais sombrio, marcado pelo medo, solidão, desorganização e os avanços tecnológicos que apenas nos dividem ainda mais. (Em outras palavras, eles sabiam exatamente para onde estávamos indo”)
1- Beyoncé – “Lemonade” (2016) (“Resumindo: “Lemonade” solidificou o status de Beyoncé entre os melhores artistas de todos os tempos)