quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioMúsicaTaylor Swift fez, com folga, o álbum mais vendido de 2024 nos...

Taylor Swift fez, com folga, o álbum mais vendido de 2024 nos EUA

“The Tortured Poets Department”, mais recente trabalho de Taylor Swift, foi o álbum mais vendido em 2024 nos EUA segundo a Luminate – a empresa que verifica esses números no país. Esta é a terceira vez que Swift lidera a lista de final de ano, algo que nunca havia acontecido até agora – a medição é feita desde 1991.”1989″ (2014) e “Fearless” (2009) também conquistram o feito.

“Tortured Poets…” vendeu quase 7 milhões de cópias, mais que o dobro do segundo lugar, “One Thing at a Time”, de Morgan Wallen, com 3.183 milhões. Essa marca não era registrada desde 2015, quando “25”, de Adele ultrapassou as 8 milhões de unidades. A inglesa, tecnicamente, também foi a campeã em três anos, a diferença é que “21” foi o disco mais consumido em 2011 e 2012.

Os números mostram que Swift é um caso raro, talvez único, de artista que desempenha com igual força no mercado de strreaming e no de vendas efetivas – “Tortured Poets…” foi o campeão nas duas modalidades. A divisão é praticamente igual: Os fãs da popstar compraram 3.491 milhões de álbuns em formatos físicos e download pago. Em serviços como o Spotify, as audições do disco equivaleram a 3.434 milhões adquiridas.

As vendas foram ajudadas pela enorme quantidade de variantes do disco. Há mais de 40 edições diferentes disponíveis de “Tortured Poets…” no mercado norte-americano.

Taylor também vendeu mais discos que qualquer outro artista no ano passado. Somando seu catálogo, foram pouco mais de 6 milhões de álbuns, um número incrivelmente superior ao dos demais. Os K-poppers do Stray Kids, que ficaram em segundo lugar, tiveram um número de pouco mais de 1 milhão de cópias, incluindo 442 mil CDs do recente “ATE”.

Falando em K-pop, o gênero seguiu mostrando sua força no mercado de CDs. Sete dos dez discos mais adquiridos neste formato foram de artistas sul-coreanos – também adeptos dos lançamentos em múltiplos formatos.

Curiosamente, nem Taylor e nem o mundo do K-pop aparecem no ranking das músicas mais ouvidas nos serviços de streaming. Por ali que se deu bem foi Shaboozey (“A Bar Song (Tipsy)” foi ouvida 912.7 milhões de vezes e também foi a música mais comprada), Kendrick Larmar (“Not Like Us” (823.5 milhões) e Post Malone (“I Had Some Help (Feat. Morgan Wallen)” (822.9 milhões).

Quem dominou as rádios foi Teddy Swims com a sua “Lose Control“, e incríveis 3.250 bilhões de impressões de audiência – esta metodologia calcula o número de vezes que uma música é tocada e o tamanho da audiência da emissora no momento de sua execução.

  vagalume.com

RELATED ARTICLES

Mais Popular