Introdução: Hoje celebramos a liturgia em honra a São Sebastião, Mártir, cujo exemplo de fortaleza e obediência a Deus nos inspira a seguir o mesmo caminho. Como nos recorda a oração inicial, pedimos a Deus que nos dê o espírito de fortaleza, para que possamos obedecer mais a Ele do que aos homens.
Primeira Leitura – 2Sm 1, 1-4. 11-12. 19. 23-27
Naqueles dias, Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas, e esteve dois dias em Siceleg. No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. Davi perguntou-lhe: “Donde vens?” Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. “Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!”…
Salmo – Sl 79
Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que a José apascentais qual um rebanho! Vós, que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor ante Efraim e Benjamim e Manassés! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!…
Evangelho – Mc 3, 20-21
Naquele tempo, Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
Antífona de Entrada: Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo. (cf. Sl 65,4)
Antífona de Comunhão: Preparastes à minha frente uma mesa, o meu cálice transborda! (cf. Sl 22,5)
#inovação #inovacao