O então quarteto chegou com a turnê que divulgava o álbum “Voodoo Lounge” (1994), o primeiro lançado após a saída do baixista Bill Wyman e a entrada de Daryl Jones, posição que ele mantém até hoje, ainda que nunca tenha sido efetivado como membro oficial.
Ainda que os ingleses tenham chegado como atração do Hollywood Rock Festival, o fato é que o que se viu efetivamente foram shows da banda como três atrações de abertura: Barão Vermelho, Rita Lee e os Spin Doctors.
A princípio eles fariam quatro shows, dois no Morumbi e mais dois no Maracanã. O estádio paulistano acabou interditado o que levou à realização de uma três noites no Pacaembu, para alívio de quem ficou sem ingressos que, assim, teve uma nova chance de presenciar o evento que prometia ser histórico.
A estreia ficou marcada não só pelo que aconteceu no palco, mas principalmente pela chuva torrencial que desabou ainda de tarde e não quis dar trégua. Resultado? Capas de chuva sendo vendidas quase que pelo mesmo preço do ingresso, gente usando os tapumes de proteção do gramado como proteção e milhares de pessoas ciruclando pelo estádio em busca de abrigo – ainda que houvesse diferenciação entre arquibancada e pista, a passagem entre os setores estava livre.
Pouco antes da atração principal entrar em cena, como que por milagre o aguaceiro diminuiu e foi possível ver não só a banda, mas uma produção cênica única, com palco elaborado e a grande estrela depois de Mick Jagger, Keith Richards e cia.: O telão Jumbotron, na época o mais avançado que o dinheiro podia comprar.
Os shows tinham 23 músicas, a maioria delas fixas, mas também com espaço para surpresas e modificações – “Rocks Off“, foi ouvida apenas na primeira noite e algumas canções que não foram ouvidas na etapa norte-americana foram incluídas nos shows latino-americanos.
Desde então, os Stones voltaram em apenas outras três ocasiões ao país: em 1998, quando Jagger, acabaria ganhando um filho brasileiro, e perdendo a esposa Jerry Hall, 2006, para o histórico show na Praia de Cobacabana, e em 2016.
Relembre cinco momentos marcantes do show – os vídeos são da apresentação no Maracanã, realizado em 4 de fevereiro e transmitido pela Globo.
Após a abertura climático com “Not Fade Away“, o show começava pra valer com este clássico single de 1972, com o palco todo iluminado e o Jumbotron em pleno funcionamento:
“(I Can’t Get No) Satisfaction“
Nos anos 90, os Stones resolveram brincar um pouco com a sua música símbolo, tradicionalmente o número de encerramento. Nesta turnê, a música era tocada ainda na primeira parte do show. Em 98, eles foram além e a colocaram na abertura.
Nessa música, além da banda, e cenas de filmes dos anos 30, o Jumbotron exibia também a plateia:
As esculturas infláveis eram a novidade da parte mais sombria do show que tinha também “Sympathy For The Devil” e “Gimme Shelter” (ou “Monkey Man“):
O bis, único, de toda a turnê foi o single que, em 1968, recolocou a banda em sua rota, após uma fase mais experimental. 21 anos depois, em Copacabana, essa música foi a escolhida para abrir o show.
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