Historicamente, o prêmio sempre valorizou os grandes artistas dos mais variados estilos musicais. Porém, olhando para trás, cantores e compositores da mais alta qualidade também foram “esnobados” pela banca do Grammy e, até hoje, alguns desses artistas são considerados “injustiçados” por não terem uma gramofone sequer.
O Vagalume relembra 10 nomes que se encaixam nesta categoria. De gêneros diferentes, são artistas que apesar de seu indiscutível talento, acabaram sem o prêmio em suas mãos.
Vamos ver quem são esses artistas que nunca ganharam um Grammy abaixo:
Indicações: 13
Considerada pelos fãs da música pop uma das maiores injustiçadas do Grammy até hoje. É importante lembrar que hits como “Teenage Dream“, “Dark Horse (Feat. Juicy J)” e “Firework” concorreram ao prêmio, mas acabaram sem o reconhecimento.
Indicações: 4
Uma das maiores bandas de rock da história também faz parte do time dos “esnobados” pelo Grammy. E fica difícil de acreditar quando se sabe que o hino “Bohemian Rhapsody” concorreu em duas categorias (“Melhor Performance Pop Vocal por um Duo ou Grupo” e “Melhor Arranjo Vocal”) e perdeu em ambas.
Indicações: 11
Aqui está mais uma das maiores injustiças na visão dos fãs de música pop. Considerada uma das artistas mais produtivas e criativas de sua geração, Lana Del Rey perdeu o Grammy em diferentes oportunidades. No ano passado, ela estava indicada em cinco categorias, podendo assim enfim ser reconhecida. Porém, acabou sem o gramofone mais uma vez e aumentando a espera pelo prêmio.
Indicações: 3
É surpreendente pensar que outra grande banda do rock é também mais uma “esnobada” pelo Grammy. Em 1993, o Guns fez parte de uma das disputas mais acirradas por um gramofone, na categoria “Melhor Performance de Hard Rock com Vocais”, ao lado de Nirvana, Pearl Jam e Red Hot Chili Peppers (que foi o vencedor).
Indicações: 8
Quando falamos em “boy band” certamente a primeira a vir a cabeça de muitas pessoas é o Backstreet Boys. Eles tiveram algumas chances, mas sempre bateram na trave. Uma disputa inesquecível foi na categoria “Melhor Novo Artista”, em 1998, quando eles disputaram com Andrea Bocelli, Natalie Imbruglia, the Dixie Chicks (agora the Chicks) e, a vencedora, Lauryn Hill.
Indicações: 7
Considerado até hoje um dos maiores nomes do hip hop, Tupac também nunca venceu o Grammy, mesmo com obras primas do gênero, como “Me Against The World” e “All Eyez On Me”. No ano passado, ele teve uma nova chance na categoria “Melhor Filme de Música” com “Dear Mama” (que conta a história com sua mãe), mas acabou perdendo para o documentário “Moonage Daydream” sobre David Bowie.
Indicações: 2
Considerada uma das mais potentes vocalistas do pop internacional, Demi sempre é lembrada nas discussões dos maiores esnobados do Grammy. Afinal de contas, até para indicações que ela poderia ter recebido mais reconhecimentos com alguns de seus trabalhos, mas, muitas vezes, a cantora acabou deixada de lado.
Indicações: 5
Donos de alguns dos maiores hits dos anos 70, o grupo sueco passou anos sem sequer uma indicação, que enfim chegou no Grammy de 2022. Eles concorreram para “Gravação do Ano”, por “I Still Have Faith In You“, mas acabaram não levando.
Indicações: 9
A cantora e compositora australiana é uma das artistas mais talentosas de sua geração. Mesmo assim, ela ainda não foi reconhecida com o Grammy. Sua maior chance foi em 2014, quando com o hit “Chandelier“, disputou em quatro categorias diferentes, mas ficou de mãos vazias.
Indicações: 0
Mais surpreendente do que não ter um Grammy sequer, é pensar que o Rei do Reggae não foi reconhecido com uma indicação sequer, por toda a sua carreira. Pelo menos o Grammy corrigiu isso ao incluir no seu “Hall da Fama”, os álbuns “Catch a Fire” e “Exodus”, e as músicas, “Get Up Stand Up“, “No Woman No Cry” e “One Love / People Get Ready“.
Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!