segunda-feira, fevereiro 3, 2025
InícioMúsicaOuça 5 clássicos do pop internacional que estão completando 40 anos neste...

Ouça 5 clássicos do pop internacional que estão completando 40 anos neste mês de fevereiro

Como mostramos há alguns dias, o ano de 1985 foi dos mais férteis na história da música pop, com álbuns e canções que se tornaram eternos sendo lançados a cada semana. Hoje mostramos cinco que chegaram às lojas em fevereiro daquele ano e explodiram internacionalmente pouco tempo depois.

Everybody Wants To Rule The World” – Tears For Fears

Após os singles “Mothers Talk” e “Shout“, lançados ainda em 1984, o segundo álbum dos Tears For Fears chegou às lojas em fevereiro do ano seguinte, trazendo o som que fez de “The Hurting”, uma das grandes estreias da década de 80, em uma levada mais pop e “para as massas”.

A estratégia se mostrou acertadíssima. “Songs From The Big Chair” ganhou cinco discos de platina nos EUA e três no Reino Unido e emplacou dois singles no topo da parada americana: a já citada “Shout” e “Everybody Wants To Rule The World”, um exemplo de standard moderno.

Don’t You (Forget About Me)” – Simple Minds

Uma banda surgida no punk que encontrou seu caminho na geração seguinte – a do pós-punk – os escoceses do Simple Minds foi aos poucos deixando se som mais palatável para o mercado-americano, um “pecado” do qual os velhos fãs nunca o perdoaram. Em 1985 eles se viram em um grande dilema: gravar ou não uma música que lhes foi oferecida para a trilha de um filme adolescente.

O sim prevaleceu e eles certamente não se arrependeram. O longa em questão era nada menos que “O Clube Dos Cinco”, de John Hughes, hoje visto merecidamente como clássico e sua canção tema chegou ao topo da parada norte-americana.

Crazy For You” – Madonna

“Like A Virgin”, o álbum, pode ter saído ainda em 1984, mas foi no ano seguinte que Madonna se transformou em fenômeno com sete singles entrando nas paradas de sucesso dos EUA ou Reino Unido, incluindo esta balada que, assim como a faixa-título de seu segundo álbum, chegou ao topo do ranking da Billboard.

“Crazy For You”, entrou na trilha do pouco lembrado “Em Busca da Vitória”, estrelado por Matthew Modine e logo explodiu. O LP era , digamos, bastante eclético, trazendo tanto a presença do deus do metal Dio aos ingleses sofisticados do Style Council. Madonna tinha outra canção no álbum: “Gambler, lançada com sucesso em single no Reino Unido.

How Will I Know?” – Whitney Houston

A estreia em LP de Whitney saiu no dia 15 de fevereiro de 1985. A princípio, a gravadora esperava primeiro solidificar a cantora no mercado da música negra para depois começar o trabalho de buscar o crossover para o grande mainstream.

Esse trabalho não se fez necessário quando, supreendentemente, “You Give Good Love” chegou ao topo da parada de R&B e no terceiro lugar do Hot 100 da Billboard.

A partir dali o que se viu fui um fenômeno: o álbum passou 14 semanas não consecutivas no topo da parada dos EUA e Houston se tornou um sucesso mundial, especialmente com a dançante “How Will I Know?” e a balada “Greatest Love Of All” ambas números 1 nos EUA.

One More Night” – Phil Collins

Solo ou com o Genesis, Phil Collins dominou os anos 80. O inglês colocou sete álbuns e dezenas de singles no top 10 norte-americano.

Collins já vinha de dois megassucessos recentes, “Against All Odds (Take a Look at Me Now)” e “Easy Lover“, quando lançou “No Jacket Required” em 18 de fevereiro.

O disco tinha sua dose de baladas, mas o compositor quis dar um maior enfoque nas faixas mais dançantes e estourou a banca. O LP ganhou disco de diamante nos EUA e colocou duas de suas músicas no número 1: a animada “Sussudio” e a lenta “One More Night“.

  vagalume.com

Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!

RELATED ARTICLES

Mais Popular