“Estou em choque e entristecido pelo falecimento de Rick. Estou pensando em nós ensaiando no meu qarto em Stanley Road, em Woking. Em todos os pubs e clubes onde tocamos quando garotos até gravarmos um disco. Que jornada!”
Ele prosseguiu: “Nós fomos muito além de nossos sonhos, e o que fizemos passou no teste do tempo. Minhas condolências para toda sua família e amigos.”
Weller também abriu espaço para que Bruce Foxton, o baixista do grupo, enviasse uma mensagem. “Eu fiquei em choque e devastado ao ouvir a triste notícia no dia de hoje. Rick era um homem bom e um excelente baterista cujos padrões inovadores ajudaram a dar forma às nossas músicas. Fico feliz que tenhamos tido a chance de trabalharmos juntos por tanto tempo”
O The Jam surgiu no movimento punk. “In The City”, o álbum de estreia é de 1977, carregando a bandeira do movimento mod dos anos 60 – no Brasil o Ira! foi a banda mais diretamente influenciada por eles.
O grupo encerrou suas atividades em 1983 como uma das maiores bandas inglesas. Paul Weller, vocalista, guiatrristas e principal compositor, justifou a decisão dizendo queria explorar outros estilos musicais que não cabiam mais no formato power trio – seu projeto seguinte foi o Style Council que apostava em influências de soul, R&B e bossa nova.
O The Jam não se tornou popular em outros países, mas no Reino Unido a trajetória deles é impressionante. Foram diversos álbuns no top 10, entre discos de estúdio, coletâneas e um trabalho ao vivo, e todos os 18 singles lançados entraram no top 40, incluindo nove entre os dez mais e quatro números 1.
Apesar dos apelos, e ofertas tentadoras, Weller nunca quis reformar a banda – ele ainda lança discos com grande peridiocidade, sempre com boas vendas, e faz shows em locais de prestígio.
Buckler e Foxton nunca conseguiram repetir o sucesso em seus outros projetos. Em 2013, o baterista passou a dar consultoria empresarial para novos artistas e em 2015 lançou sua autobiografia.
Ouça três músicas da banda que se tornaram clássicas:
“Going Underground” (1980)
“That’s Entertainment” (1981), eleita recentemente a melhor música composta por Weller pela revista Mojo:
“Town Called Malice” (1983)
Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!