Os relatos iniciais disseram que a cantora havia morrido em casa com sua família. Posteriormente, Suzanne Koga, empresária da artista, afirmou que ela morreu de parada cardíaca a caminho do hospital em Manhattan, Nova Iorque. Há dois anos, a norte-americana revelou estar sofrendo com a esclerose lateral amiotrófica, doença que a impedia de cantar.
Em sua longa carreira, Flack ganhou cinco Grammys e colocou nove álbuns e 11 singles no top 40 norte-americano. Seu soul repleto de suavidade romântica, a colocam como precursora do gênero batizado de Quiet Storm.
Sua canção mais conhecida foi a gravação de “Killing Me Softly With His Song” feita em 1973. O single chegou ao primeiro lugar no ranking da Billboard e ganhou os Grammys de gravação do ano e de melhor performance pop feminina.
Igualmente memorável foi “The First Time I Ever Saw Your Face“, incluída originalmente em seu LP de estreia (“First Take”, de 1969).
A música, não fez sucesso imediatamente, mas se tornou um grande hit dois anos depois, após seu uso em “Play Misty For Me”/ “Perversa Paixão”, a estreia de Clint Eastwood na direção. Após essa exposição, o single, e o álbum que a trazia, chegaram ao topo da parada.
Roberta gravou outros álbuns clássicos como “Roberta Flack & Donny Hathaway” (1973, com uma versão antológica para “You’ve Got A Friend“, de Carole King), “”, de 1974, cuja faixa-título chegou ao número 1, e “Blue Lights in the Basement” (1978), que trazia “The Closer I Get To You“, outro dueto com Donny Hathaway.
Um de seus últimos grandes sucessos: “Tonight I Celebrate My Love“, foi gravada com Peabo Bryson.em um disco de duetos com o cantor lançado em 1983.
Nos anos seguintes, ela continuou gravando e excurisonando pelo mundo, além de receber o carinho das novas gerações. O enorme sucesso da regravação de “Killing Me Softly With His Song” feita pelos Fugees em 1997, ajudou a colocá-la novamente em evidência. Em 2020, a também pianista ganhou um Grammy especial pelo conjunto de sua obra.
Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!