quarta-feira, fevereiro 26, 2025
InícioMúsicaJuiz em Londres isenta membros do The 1975 de responsabilidade por prejuízos...

Juiz em Londres isenta membros do The 1975 de responsabilidade por prejuízos em festival na Malásia

Um juiz de Londres decidiu que os integrantes do The 1975 não podem ser responsabilizados pessoalmente por perdas financeiras do festival Good Vibes, realizado em 2023 na Malásia.

A organizadora do evento, a Future Sound Asia (FSA), havia processado a banda em US$ 2,4 milhões depois que Matthew Healy beijou no palco o baixista Ross MacDonald, em protesto contra as leis homofóbicas do país durante uma apresentação em Kuala Lumpur.

A homossexualidade na Malásia é um crime punível com até 20 anos de prisão e açoites. Como resultado da atitude de Healy, as autoridades do país cancelaram o restante do festival e proibiram os membros da banda de retornarem ao país.

Em uma ação movida no Reino Unido, a FSA processou a 1975 Productions LLP por quebra de contrato. Foi alegado que os músicos haviam concordado em seguir as leis da Malásia, evitando fumar, beber, xingar, discutir política ou religião e despir-se no palco, além de proibir especificamente beijos.

O advogado da FSA, Andrew Burns, afirmou que o grupo quebrou o contrato ao levar uma garrafa de vinho e usar palavras ofensivas no palco. No entanto, Edmund Cullen, representante legal da banda, contra-argumentou, afirmando que as acusações eram “ilegítimas, artificiais e incoerentes” uma vez que o contrato era exclusivamente com a empresa responsável pela banda e não com os indivíduos.

O juiz da High Court, William Hansen, declarou que as acusações contra os quatro membros da banda eram “deficientes do ponto de vista legal e que não havia motivo para que o caso prosseguisse contra eles”. Contudo, decidiu que o processo poderia continuar contra a 1975 Productions LLP, além de ordenar que a FSA pagasse £100,000 (cerca R$ 730 mil) em honorários advocatícios.

  vagalume.com

Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!

RELATED ARTICLES

Mais Popular