Taxas de Juros no Brasil em 27 de março de 2025: CDI e SELIC Estáveis a 14,25%
Em 27 de março de 2025, o mercado financeiro observa a manutenção das principais taxas de juros do país, com o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e a taxa SELIC ambos fixados em 14,25%. Estas taxas são fundamentais para o cenário econômico brasileiro, influenciando diversos aspectos do crédito, investimentos e inflação.
O fator diário do CDI está em 1.00052531, enquanto a taxa diária da SELIC e do CDI encontram-se em 14,15%. Essas taxas diárias são importantes para operações de investimento de curto prazo e para o cálculo de rendimentos de investimentos como aplicações em renda fixa.
O Que São CDI e SELIC?
O Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI, é uma taxa utilizada como referência para a maioria dos investimentos de renda fixa no país. Ele representa o custo do dinheiro entre os bancos, ou a taxa de juros que um banco paga a outro em empréstimos de curto prazo.
Já a taxa SELIC, Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a principal taxa de juros da economia. Definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ela é utilizada como ferramenta de política monetária para controlar a inflação e influenciar o nível de atividade econômica.
A influência da SELIC nos investimentos é direta; quando a SELIC sobe, os rendimentos de aplicações atreladas a essa taxa, como títulos do Tesouro Direto, tendem a ser mais elevados. Por outro lado, uma SELIC mais alta encarece o crédito, afetando empréstimos e financiamentos.
Leia Mais: Confira as últimas notícias do mercado financeiro!