sexta-feira, abril 4, 2025
InícioMúsica12 covers que superaram o sucesso de suas versões originais

12 covers que superaram o sucesso de suas versões originais

Nos últimos anos, o universo da música tem sido marcado pela popularidade de covers. Em diversas ocasiões, versões reimaginadas de músicas se tornaram verdadeiros fenômenos, muitas vezes superando seus originais nas paradas de sucesso e conquistando o coração dos ouvintes.

Confira abaixo uma seleção de covers que superaram suas versões originais, seja em popularidade como em impacto cultura:

All Along The Watchtower” (Jimi Hendrix)

Esta canção, originalmente escrita por Bob Dylan, ganhou notoriedade ao ser reinterpretada por Jimi Hendrix. Lançada no álbum “Electric Ladyland” em 1968, a versão de Hendrix não apenas redefine a faixa com sua técnica inovadora de guitarra, mas também se tornou um dos clássicos mais lembrados da carreira do músico. A música alcançou o 20º lugar na parada Billboard Hot 100, solidificando a influência de Hendrix na música rock.

I Will Always Love You” (Whitney Houston)

A poderosa interpretação de Whitney Houston para esta composição de Dolly Parton, presente na trilha sonora do filme “O Guarda-Costas”, é um exemplo emblemático de como um cover pode transcender seu original. Lançada em 1992, a versão de Houston se tornou um imenso sucesso mundial, atingindo o primeiro lugar em diversas paradas e permanecendo no topo da Billboard Hot 100 por 14 semanas consecutivas. A transformação emocional e vocal que Houston trouxe à faixa é frequentemente citada como uma das performance mais memoráveis da história da música.

Hurt” (Johnny Cash)

Originalmente do Nine Inch Nails, a canção ganhou uma nova vida na interpretação poderosa de Johnny Cash. Lançada em 2002, a cover foi especialmente impactante, pois Cash estava em seus últimos anos de vida. Seu vídeo, que traz um tom reflexivo e melancólico, não só trouxe nova perspectiva à música, mas também permitiu ao artista resgatar sua relevância em uma época contemporânea. A versão de Cash foi amplamente aclamada, sendo muitas vezes considerada superior ao original devido à carga emocional que ele imprimiu na execução.

Tainted Love” (Soft Cell)

Embora a canção tenha sido popularizada pela banda britânica Soft Cell em 1981, sua versão original, de Gloria Jones, data de 1965. A produção dos anos 80 trouxe uma nova sonoridade, marcada pelo uso de sintetizadores, que conquistou uma nova geração de ouvintes. A versão de Soft Cell alcançou o primeiro lugar na parada do Reino Unido e se pela sua estética visual e inovação musical, tornou-se um hino da cultura pop da década.

Knockin’ On Heaven’s Door” (Guns N’Roses)

Trilha sonora do filme “Pat Garrett & Billy the Kid”, a versão original de Bob Dylan (1973) continua sendo uma das mais icônicas da história da música, por outro lado, a versão do Guns N’ Roses (1990) trouxe um alcance maior para novas gerações, principalmente pelo som mais pesado e emocionalmente carregado, além de sua performance em grandes eventos. Em termos de popularidade, essa versão se tornou mais reconhecida pelo público de rock, superando a original em execuções nas rádios e shows ao vivo.

Nothing Compares 2 U” (Sinéad O’Connor)

A música foi escrita e composta por Prince em 1984, sendo lançada pelo The Family em 1985, grupo lançado pelo multi-instrumentista e uma das primeiras a assinar seu selo musical, o Paisley Park Records. No entanto, a versão mais famosa é a de , lançada em 1990, que se tornou um grande sucesso mundial.

Twist And Shout” (The Beatles)

A música foi originalmente gravada pelo grupo The Top Notes, em 1961 e, depois, regravada pelos The Isley Brothers em 1962, que tiveram um certo sucesso com ela. Mas foi a versão dos Beatles, lançada em 1963 no álbum Please Please Me, que realmente explodi, se tornando popular no mundo todo.

I Love Rock ‘n’ Roll” (Joan Jett and the Blackhearts)

Apesar de bastante semelhante, a versão de Joan Jett & The Blackhearts# para “I Love Rock ‘n’ Roll”, lçanada em 1981, superou, em popularidade, a original gravada pela banda britânica The Arrows, em 1975, que passou despercebida pelo público.

Joan Jett ouviu a canção enquanto estava em turnê no Reino Unido e decidiu regravá-la, transformando-a em um hino do rock e chegando ao topo da Billboard Hot 100, onde ficou por 7 semanas.

With A Little Help From My Friends” (Joe Cocker)

A versão original dos Beatles, cantada por Ringo Starr no álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” de 1967 é um clássico incontestável, mas a cover de Joe Cocker, lançada no ano seguinte em um álbum de mesmo nome, traz um apelo emotivo ainda mais forte e caiu na graça do público principalmente após sua performance marcante no festival Woodstock. O próprio Paul McCartney, um dos compositores da canção ao lado de John Lennon, exaltou a versão feita pelo músico: “Ficou simplesmente alucinante, transformou completamente a música em um hino soul, e eu sempre fui grato a ele por fazer isso”.

Me And Bobby Mcgee” (Janis Joplin)

A música foi escrita por Kris Kristofferson e originalmente gravada por Roger Miller em 1969. Outras versões vieram depois, mas foi a interpretação de Janis Joplin, lançada postumamente em 1971, que se tornou “a definitiva”, chegando ao topo da Billboard Hot 100 postumamente e se firmando como o maior hit de sua carreira.

Killing Me Softly With His Song” (The Fugees)

Escrita por Chales Fox e originalmente gravada por Lori Lieberman em 1972, a música teve várias versões, se tornando um clássico na voz de Roberta Flack, em 1973, e ganhando seu devido reconhecimento global com o The Fugees, em 1996, na voz de Lauryn Hill.

Whiskey In The Jar” (Thin Lizzy / Metallica)

Podemos dizer que duas bandas dividem o posto neste caso. “Whiskey in the Jar” é uma canção folclórica irlandesa tradicional, que existe há séculos. A primeira gravação popular foi feita pelo grupo The Dubliners, ganhando ainda mais popularidade em 1962, quando regravada pelo grupo the Highwaymen. A versão mais icônica desta música é certamente a feita pelo Thin Lizzy, em 1973, que influênciou diversas bandas, inspirando posteriormente a versão do Metallica, em 1998, que rendeu um Grammy à banda de James Hetfield de “Melhor Performance Hard Rock”.

  vagalume.com

Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!

RELATED ARTICLES

Mais Popular