O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) divulgou, nesta quinta-feira (22.5), uma nota técnica que recomenda aos criadores de aves de subsistência e produtores de granjas comerciais intensificarem os cuidados sanitários e medidas de biossegurança de proteção contra o vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP).
Casos da gripe aviária foram detectados em aves comerciais do município de Montenegro, no Rio Grande do Sul (RS), na última semana.
Em Mato Grosso, não há casos confirmados. Mas as ações de prevenção estão mantidas, como inspeções em propriedades rurais que possuem aves de fundo de quintal, fiscalizações das medidas de biosseguridade, monitoramento em granjas comerciais, fiscalização do trânsito e ações educativas, além da investigação de suspeitas de doenças com coleta de amostras de aves domésticas e silvestres.
Conforme a nota técnica do Indea, Mato Grosso registrou 159 investigações para Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Doença de Newcastle (DNC) entre 2023 e 2025. Destas, 57 estabelecimentos (35,85%) tiveram amostras colhidas para exame laboratorial. Todas deram resultados negativos para as doenças investigadas.
A investigação de suspeitas é um procedimento de rotina na Defesa Agropecuária. Segundo a nota, o número de investigações deve aumentar diante do atual cenário, na qual toda atenção da sociedade e aparato estadual está sobre o assunto.
O acompanhamento em tempo real das investigações em todo território nacional pode ser feito no painel de investigações de casos suspeitos do Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Em caso de suspeitas de gripe aviária na propriedade rural ou granja, o produtor também pode acionar, pessoalmente, por e-mail ou telefone, o Indea em uma das 140 unidades nos municípios. Outra opção é ligar no 0800 0653015 e comunicar para que a equipe do instituto faça a investigação, ou também acessar a plataforma e-Sisbravet para comunicar a suspeita.
A nota técnica é assinada pelo diretor técnico do Indea, Renan Tomazele; pelo coordenador de Defesa Sanitária Animal do instituto, João Marcelo Néspoli; e pela responsável pelo Programa de Sanidade Avícola, Emanuelle Mutzenberg.
Produção
Mato Grosso conta com 37,2 milhões de aves comerciais, sendo Nova Mutum, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde os municípios que concentram a maior produção de aves. O Estado ocupa o 8º lugar no ranking de exportadores de carne de frango e o 4º em exportação de ovos do país.
Fonte: Secom MT