O programa Roda de Samba deste domingo (25), ao meio-dia na Rádio Nacional (EBC – Empresa Brasil de Comunicação), entrevista o escritor, produtor, músico, cantor e ator Rodrigo Alzuguir, autor da biografia de Wilson Baptista (1913-1968).
Contemporâneo de nomes como Noel Rosa, Ary Barroso e Cartola, Wilson Baptista erroneamente “não é citado” entre os grandes compositores brasileiros, opina Alzuguir que além de biografia de Wilson Baptista, produziu um espetáculo e dois álbuns em CD (disponíveis no ambiente streaming) sobre o sambista.
Notícias relacionadas:
- Roda de Samba conta a história dos sambas-enredo.
- Memórias familiares de Beth Carvalho estão no programa Roda de Samba.
- Roda de samba estreia nova temporada na Rádio Nacional.
Os sambas de Wilson Baptista recuperados em livro e discos de Alzuguir revelam um compositor que merece lugar no panteão de sambistas consagrados, único na capacidade de descrever tipos afetados por adversidades sociais como o pedreiro que não tem casa para morar (Pedreiro Waldemar), a mulher com gravidez indesejável (Mãe Solteira) ou o homem adulto que não sabe ler e nem escrever (Bastião).
Conforme o biógrafo, Baptista “era cético em relação ao ser humano”. Neto de abolicionista, tinha visão política crítica, cultivada inclusive em reuniões com militantes comunistas na casa da sufragista Eugênia Álvaro Moreyra (1898-1948).
Crônicas musicais
Há tantos personagens bem formados no repertório de crônicas musicais de Wilson Baptista que o programa Roda de Samba dedicará dois episódios ao compositor neste e no próximo domingo, 1º de junho.
O programa Roda de Samba vai ao ar aos domingos, em rede, nas onze emissoras da Rádio Nacional e posteriormente é distribuído na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
O Roda de Samba é produzido em parceria pela Agência Brasil e pela Rádio Nacional, e traz semanalmente entrevista com cantores, compositores, escritores, cineastas e intelectuais sobre o universo e o imaginário do samba.
Serviço
Programa Roda de Samba, todo domingo ao meio-dia
Onde: Na Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz), de Brasília (AM 980 KHz e FM 96,1 MHz), de Foz do Iguaçu (FM 90,1 MHz), Recife (FM 87,1 MHz), Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz e FM 87,1 MHz), São Luís (FM 93,7 MHz), São Paulo (FM 87,1 MHz) e do Alto Solimões (FM 96,1 MHz).
Visite aqui a página do programa e escute todos episódios.
Fonte: Agência Brasil
Leia Mais: Confira mais notícias!