sábado, fevereiro 15, 2025
InícioMúsicaCacá Diegues levou a MPB para o cinema. Relembre músicas criadas para...

Cacá Diegues levou a MPB para o cinema. Relembre músicas criadas para seus filmes

O cineasta e membro da Academia Brasileira de Letras Cacá Diegues, morto nesta madrugada (14) aos 84 anos, levou como poucos a música brasileira para o cinema. Em sua longa carreira, o cineasta pôde colaborar com vários nomes do primeiríssimo time da MPB em seus vários projetos.

Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Rita Lee estão entre os astros que escreveram músicas e/ou trilhas sonoras para seus filmes.

Ouça abaixo cinco das mais marcantes:

Partido Alto” de Chico Buarque em “Quando O Carnaval Chegar” (1972)

O filme tinha no elenco além do prórpio Chico Buarque, Nara Leão, com quem ele foi casado, e Maria Bethânia. No filme, e disco com a trilha, quem canta “Partido Alto” é o MPB4 – no clássico disco ao vivo que o compositor gravou com Caetano Veloso no mesmo ano, foi o baiano quem a interpretou

Xica da Silva“, de Jorge Ben Jor feita para o filme de mesmo nome, lançado em 1976:

Diegues contava que penou para conseguir entrar em contato com o compositor para que ele escrevesse a música tema de seu filme de 1976 até conseguir uma resposta. A canção enfim foi escrita e tornou-se um grande sucesso.

Jorge posteriormente a incluiu em um de seus álbuns mais marcantes: “África Brasil”, também de 1976.

Bye, Bye, Brasil“, de Chico Buarque e Roberto Menescal, para o filme homônimo de 1979:

A história da “Caravana Rolidei” rendeu não só um dos melhores filmes de Cacá, mas de todo o cinema brasileiro. O road movie com José Wilker, Beth Faria e Fábio Jr. veio embalada pela música tema de Chico Buarque e Roberto Menescal que se tornou um sucesso popular.

Um Trem Para as Estrelas“, de Gilberto Gil e Cazuza feita para o filme de mesmo nome lançado em 1987

“Um Trem Para As Estrelas” deixou para a posteridade uma parceria única entre Cazuza, também ator no longa, e Gil, que já havia escrito a trilha sonora de “Quilombo” (1984), filme anterior do cineasta, e retornou aqui para um novo trabalho em conjunto.

A Luz de Tieta“, de Caetano Veloso escrita para “Tieta do Agreste”, de 1996:

Além de sucesso de público, a versão para os cinemas de “Tieta”, de Jorge Amado, também fez de sua música-tema um dos grandes hits da carreira de Caetano. O compositor ainda a canta regularmente em seus shows, sempre com ampla participação do público.

  vagalume.com

Leia Mais: Confira as principais notícias do mundo da música!

RELATED ARTICLES

Mais Popular