O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lamenta profundamente o episódio ocorrido no dia 10 de maio, em Patos de Minas (MG), no qual um servidor foi agredido durante o exercício de suas funções, ao visitar um estabelecimento comercial para realizar a atualização cadastral de uma de suas pesquisas econômicas.
O Instituto esclarece que todos seus agentes de pesquisa atuam devidamente identificados(as), portando crachá funcional com foto, e, quando necessário, utilizando colete com a marca do IBGE. A veracidade da identidade dos(as) entrevistadores(as) pode ser confirmada por meio do site respondendo.ibge.gov.brou pelo telefone 0800 721 8181.
O IBGE repudia qualquer forma de violência e manifesta total solidariedade ao servidor agredido, que apenas cumpria seu dever de contribuir com a produção de estatísticas públicas essenciais para o desenvolvimento do país.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, o respeito à população e à segurança de nossos(as) trabalhadores(as). Pedimos à sociedade que acolha nossos(as) agentes com atenção e respeito, e que, em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais oficiais para confirmar a legitimidade das visitas.
Fonte: Agência de Notícias – IBGE
Leia Mais: Confira mais notícias do IBGE!