segunda-feira, maio 26, 2025
InícioPolíticaEstudantes de Mato Grosso participam do Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília

Estudantes de Mato Grosso participam do Parlamento Juvenil do Mercosul em Brasília

Três estudantes da Rede Estadual de Ensino foram selecionados para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. A etapa nacional do programa será realizada em Brasília, nos dias 27 e 29 de maio, reunindo jovens de todo o país para vivências legislativas, debates e ações de protagonismo juvenil.

O Parlamento Juvenil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os países do Mercosul e tem como objetivo promover a participação de jovens nas discussões sobre educação, direitos, cidadania, inclusão social e políticas públicas voltadas à juventude.

Para participar, os estudantes deveriam estar matriculados na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio em escolas públicas (municipais, estaduais ou distritais) em 2024 e ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011. As inscrições ocorreram em outubro do ano passado.

Os inscritos foram votados pela comunidade escolar e os selecionados foram: João Manoel Bolognani Silva, como o 1º colocado; Wellita Caroline de Almeida Martins, como a 2ª colocada e Giovane Prisco Rodrigues, como 3º colocado.

Durante a etapa nacional, os estudantes participarão de simulações do processo legislativo, oficinas temáticas, rodas de conversa e atividades voltadas à construção de projetos voltados para a realidade escolar e comunitária.

A seleção dos representantes se deu com base em propostas de projetos apresentadas pelos próprios estudantes, com o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”. Nesta etapa, será selecionado apenas um dos três estudantes de Mato Grosso que representará o Estado na etapa internacional, em agosto deste ano, em Foz do Iguaçu.

Para o secretário de Educação, Alan Porto, a participação de jovens mato-grossenses em espaços como o Parlamento Juvenil fortalece a democracia e valoriza a escuta ativa dos estudantes.

“É fundamental que nossos jovens sejam protagonistas e exerçam sua cidadania desde cedo. O Parlamento Juvenil é uma oportunidade única de vivenciar na prática como as políticas públicas são construídas e de propor mudanças reais para suas comunidades”, destacou.

Os projetos são:

  • João Manoel Bolognani: “Juventude e Sustentabilidade: Iniciativas para mudanças globais”, da Escola Estadual Mario Spinelli, de Pontes e Lacerda.
  • Wellita Caroline de Almeida: “Plantando para o Futuro: A Integração Regional e as Mudanças Climáticas”, da Escola Estadual Júlio Muller, de Barra do Bugres.
  • Giovane Prisco Rodrigues: “Matas Ciliares: Ação Educacional para Mitigar os Problemas Ambientais em Comodoro”, da Escola Estadual Cora Coralina, em Comodoro.

Fonte: Secom MT

RELATED ARTICLES

Mais Popular