quinta-feira, setembro 19, 2024
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TDAH, tecnologia e o desafio do cotidiano moderno

O cotidiano moderno é marcado por um ritmo acelerado, impulsionado pelo avanço constante da tecnologia. A chegada de novas inovações tecnológicas transforma nossas vidas, oferecendo conveniência e eficiência em muitos aspectos. No entanto, para aqueles que vivem com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esse cenário frenético pode representar um desafio adicional em suas atividades diárias.

O “corre-corre” da vida contemporânea é evidente em quase todos os aspectos. As pessoas enfrentam demandas profissionais cada vez maiores, com prazos apertados, múltiplas tarefas e expectativas de produtividade constantemente crescentes. Além disso, a conectividade digital onipresente proporciona acesso instantâneo a informações, comunicação ininterrupta e entretenimento constante, tornando ainda mais difícil encontrar momentos de calma e reflexão.

Para aqueles com TDAH, os desafios desse estilo de vida frenético podem ser agravados. Os sintomas do TDAH, como dificuldade de concentração, impulsividade, hiperatividade e desorganização, podem tornar tarefas cotidianas, como cumprir prazos, gerenciar tarefas complexas ou manter rotinas, ainda mais complicadas. A constante exposição a estímulos digitais e informações pode dificultar a capacidade de manter o foco em uma única atividade.

No entanto, é importante notar que o TDAH não é um impedimento absoluto. Com estratégias de gerenciamento adequadas, como o uso de ferramentas de organização, terapia, medicação (em alguns casos) e apoio social, indivíduos com TDAH podem superar os obstáculos e prosperar em um mundo que parece se mover em ritmo acelerado.

O equilíbrio entre as demandas da vida moderna e as necessidades específicas das pessoas com TDAH é um desafio que muitos enfrentam. À medida que a tecnologia continua a avançar, a conscientização sobre o TDAH e a adaptação de estratégias pessoais e profissionais se tornam fundamentais para garantir que todos possam tirar o melhor proveito das oportunidades oferecidas pelo mundo em constante mudança à nossa volta.

O diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é realizado por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. O diagnóstico é feito com base em uma avaliação clínica, que inclui uma entrevista com o paciente e seus pais ou responsáveis, e a aplicação de testes psicológicos.

Os testes psicológicos para identificar o TDAH podem ser divididos em dois grupos:

Questionários e escalas de avaliação: Esses testes avaliam os sintomas do TDAH, como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Alguns exemplos de questionários e escalas de avaliação são:

  • Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para Adultos (ASRS-IV): Este questionário é autoaplicável e avalia os sintomas do TDAH em adultos.
  • Escala de Conners para Adultos (CAARS): Este questionário é composto por dois componentes: um que é autoaplicável e outro que é aplicado por um profissional de saúde mental.

Testes neuropsicológicos: Esses testes avaliam as funções cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e planejamento. Alguns exemplos de testes neuropsicológicos são:

  • WISC-V (Wechsler Intelligence Scale for Children): Este teste é usado para avaliar a inteligência de crianças e adolescentes.
  • WAIS-IV (Wechsler Adult Intelligence Scale): Este teste é usado para avaliar a inteligência de adultos.
  • Teste de Stroop: Este teste avalia a atenção seletiva e a capacidade de inibição.

O diagnóstico de TDAH é feito por um profissional de saúde mental, que irá considerar os resultados dos testes psicológicos, da entrevista clínica e de outros fatores, como o histórico do paciente e o relato de seus pais ou responsáveis.

Além dos testes psicológicos, o diagnóstico de TDAH também pode ser feito com base em critérios estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

O DSM-5 define os seguintes critérios para o diagnóstico de TDAH:

  • Prejuízo clinicamente significativo na atenção, hiperatividade ou impulsividade: Os sintomas devem estar presentes em pelo menos dois ambientes (por exemplo, na escola, no trabalho ou em casa).
  • Os sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade.
  • Os sintomas devem estar presentes em vários contextos (por exemplo, na escola, no trabalho ou em casa).

O diagnóstico de TDAH é importante para que o paciente possa receber o tratamento adequado. O tratamento para TDAH pode incluir terapia, medicação e mudanças no estilo de vida.

 

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