O 300° episódio do Minuto IBGE chegou ao ar nesta segunda-feira (21) trazendo como tema “Quem não usa internet?”. O programa de rádio mostra, por meio de dados e curiosidades, como as informações produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão presentes no dia a dia dos brasileiros.
O Minuto IBGE é um produto audiovisual semanal, que tem como objetivo divulgar informações e dados estatísticos sobre o Brasil de forma simples e acessível. Todas as segundas-feiras é lançado um novo episódio, que pode ser assistido pelo canal IBGEno YouTube e pela Agência IBGE Notícias, ou baixado pelo site da Agência Rádio Gov.
A edição de número 300 trata do módulo de tecnologia da informação e comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD TIC), que diz respeito ao uso de internet pela população brasileira. No programa, o porta-voz e analista da pesquisa Gustavo Geaquinto detalha o levantamento, divulgado em agosto.
“Com uma linguagem objetiva e direta e participação dos técnicos, o Minuto é um produto que ajuda na disseminação das informações estatísticas e, por outro lado, auxilia as pessoas a conhecerem mais sobre o país e a condição de vida dos brasileiros”, pontuou Adriana Saraiva, gerente de Comunicação Social do IBGE.
Em parceria com a Rádio Gov, o programa é disponibilizado gratuitamente para emissoras de todo o país, por meio da Rede Nacional de Rádio. Adriana Saraiva explicou que o Minuto IBGE foi criado em 2017 pelo publicitário e ex-coordenador de Comunicação Marcelo Kieling, com intuito de divulgar as pesquisas do IBGE para moradores de pequenas cidades e do campo, onde o uso do rádio ainda é muito presente.
O Minuto faz parte do objetivo do IBGE de democratizar o acesso a informações sobre temas como população, economia, território, meio ambiente e outras áreas. Cada programa é composto por áudios e entrevistas de cerca de um minuto, com conteúdo claro e objetivo, que permite ao ouvinte ter acesso a dados das pesquisas do Instituto.
“A ideia é mostrar para o público que o IBGE está presente de alguma forma em tudo aquilo que cerca a realidade dele. Você fala uma palavra e a gente mostra que tem a ver com o IBGE. Por exemplo, artista, lembra arte, o IBGE faz pesquisa sobre cultura, e usamos essa pesquisa para mostrar isso. O objetivo é dizer que o nosso trabalho faz parte do cotidiano do brasileiro mesmo sem ele saber… por onde você for, está cercado pelo IBGE de alguma forma”, explicou Carlos Alberto Guimarães, jornalista da equipe de produção do programa.
A diversidade de pautas é outra característica do programa. São abordados temas como os resultados de pesquisas – entre elas a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o Censo Demográfico, o Produto Interno Bruto (PIB) e índices econômicos – além de inovações tecnológicas e estudos geocientíficos. Carlos Alberto acrescentou que o programa é também uma maneira de expor à sociedade a rotina do IBGE na realização das pesquisas. “Pegamos um viés de cada levantamento e desenvolvemos o máximo possível no Minuto”.
O primeiro Minuto IBGE foi ao ar em maio de 2018 e desde então só teve intervalo em dois momentos, durante os períodos de eleições. E após comemorar a 300ª edição, o programa já prepara novas pautas, sempre sob o lema “informação para a cidadania”.
Agência IBGE Notícias
A página do Minuto IBGE fica localizada no site da Agência IBGE Notícias, que também contempla as divulgações do Instituto divididas nas editorias Estatísticas Sociais, Estatísticas Econômicas, Geociências e IBGE.
Fundada em maio de 2017, e com o objetivo de ser um portal que represente um avanço na democratização da comunicação das estatísticas públicas e no exercício da cidadania, em sintonia com a missão do Instituto, a Agência IBGE Notícias é o portal onde são divulgados as notícias, as notas, os comunicados e os releases provenientes das pesquisas realizadas pelo IBGE.
Fonte: Agência de Notícias – IBGE
#inovação #inovacao