Lynch também adorava música, tendo gravado uma série de álbuns e trabalhado com artistas que admirava. Abaixo destacamos cinco músicas que ficaram marcadas em alguns de seus principais filmes:
“In Heaven (The Lady In The Radiator Song)“
“Eraserhead”, primeiro longa do diretor, é um dos filmes mais perturbadores que se pode assistir. Não por acaso, tornou-se um grande cult movie e um clássico surrealista do “body horror”. “In Heaven (The Lady In The Radiator Song)” é cantada pela “moça do aquecedor” e foi escrita pelo músico de vanguarda Laurel Near, com letra do próprio Lynch.
A canção foi regravada, ou tocada ao vivo, por um grande número de bandas do lado B do rock. A cover mais conhecida talvez seja a do Pixies, que a incluiu no lado B do single “Gigantic”.
Nos anos 80, Roy Orbison, grande nome do rock dos anos 50 e iníco dos 60, e uma das maiores vozes do século 20, estava com a carreira estagnada. Seu renascimento começa quando Lynch usa “In Dreams“, no hit “Veludo Azul”, de 1986.
Orbison, autor de “Oh Pretty Woman“, viveu momentos de grande alegria nos anos seguintes – participando dos Travelling Wilburys, com George Harrison e Bob Dylan, fazendo um especial televisivo com um time inacreditável de músicos de apoio e gravando um disco de retorno. Em uma daquelas tristes ironias do destino, ele, que já tinha acumulado uma enorme dose de sofrimento na vida, morreu com apenas 52 anos, vitimado por um ataque cardíaco.
Não é exagero dizer que o maior, ou melhor dizendo, único grande sucesso de Chris Isaak, não por acaso um dos maiores tributários do estilo de Roy Orbison, deve ser atribuído a Lynch.
A música fazia parte do terceiro álbum do cantor, mas não chamou a atenção de públcio e programadores de rádio. Ela só ganhou tração depois que o diretor a usou na trilha de “Coração Selvagem”, de 1990, abrindo o caminho para ela se tornar um verdadeiro standard moderno.
A música tem dois clipes: o mais conhecido com o cantor e com a supermodel Helena Christensen em cenas quentes na praia, e este, abaixo, pouco visto com cenas do filme e dirigido pelo próprio Lynch:
“Falling“
Forte candidata a melhor série já feita, “Twin Peaks” (1990 – 1991) fez o mundo parar para saber “Quem matou Laura Palmer”. Lynch criou o programa com Mark Frost e usou na abertura uma das músicas que compôs com Angelo Badalamenti para a voz de Julee Cruise. A faixa primeiro apareceu no álbum da cantora (1956 – 2022) lançado em 1989 e, no ano seguinte, na série, impulsionando sua popularidade. No Reino Unido, onde saiu em single, a faixa entrou no top 10.
Em 2017, Lynch criou uma terceira, e elogiadíssima, temporada em seu último grande trabalho. A maioria dos episódios terminava com um artista ou banda se apresentando no Bang Bang Bar. Eddie Vedder, Chromatics e Sharon Van Etten forma alguns dos participantes.
Que os universos de Lynch e o do Nine Inch Nails, de Trent Reznor (atualmente também um premiado compositor de trilhas sonoras), uma hora iriam se cruzar era quase uma profecia.
O encontro finalmente aconteceu em “A Estrada Perdida” (1997) um dos melhores filmes do diretor, que teve Reznor como produtor da trilha. Para o filme, Reznor compôs esta faixa que se tornou uma das mais populares da banda de rock industrial que ainda lidera.